Blog Focus

Informações, artigos, aulas, tutoriais e novidades
sobre o mundo da fotografia

COMPENSAÇÃO DE EXPOSIÇÃO – CLAREAR OU ESCURECER A LUZ AMBIENTE

por em .

A compensação de Exposição, do inglês Exposure Compensation (EC) permite que você intervenha na exposição automática definida pela câmera, quando ela estiver em modos AV, TV ou P

A compensação de Exposição, do inglês Exposure Compensation (EC) permite que você intervenha na exposição automática definida pela câmera, quando ela estiver em modos AV, TV ou P

Não há compensação de exposição em modos totalmente automáticos (quadradinho verde ou CA), que por isso mesmo, são totalmente automáticos.

Da mesma maneira, não há compensação de exposição em modo manual, mas você obtém o mesmo efeito ajustado à velocidade do obturador.

Os passos específicos para o ajuste de EC variam em função do modelo da câmera. Portanto, verifique o manual de sua câmera para saber exatamente como proceder. Para a maioria dos modelos, os passos genéricos a seguir vão ajudá-los a começar.

  1. Assegure-se de que a câmera esteja em um dos modos Av, Tv ou P;
  2. Ative o seletor de ajuste rápido (o disco grande na parte traseira da câmera). Há uma linha inclinada na parte de trás de sua câmera, que indica. Gire o seletor até a linha inclinada;
  3. Gire o seletor de ajuste rápido para esquerda, para reduzir o EC ou, para direita para aumenta-lo;

No visor, a escala do EC aparece entre o seletor da abertura de ISO. Pressione o disparador até a metade, para vê-lo. Você poderá ver a escala EC no display LCD superior e no LCD traseiro.

Aproveite para rever mais dicas sobre compensação da exposição nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CÂMERAS EXCLUSIVAS PARA INFRAVERMELHO – IR – INFRARED

por em .

câmeras exclusivas, infravermelho, IR, infrared, fotografia em IR, Nikon D80, filtro infravermelho acoplado, sensor, cursos de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, playboy

Antiga Nikon D80, com filtro infravermelho acoplado sobre o sensor

Se estiver realmente comprometido com a fotografia em IR, o próximo passo será investir em uma câmera exclusiva com IR.

Uma câmera que capte apenas a luz IR em uma cena lhe confere muito mais flexibilidade e velocidade no momento de fotografar. Você não tem de preocupar-se com o filtro, e nem tem a menor necessidade de usar tripé.

Uma câmera exclusiva com IR consiste em uma ferramenta incomum. Os sensores digitais detectam mais comprimentos de onda de luz que os olhos humanos podem enxergar, de modo que as câmeras comuns possuem um filtro que corta os comprimentos de ondas para IR.

Para criar uma câmera digital exclusiva com IR, esse filtro é retirado, sendo colocado diante do sensor outro, que só permite a entrada de luz IR.

Uma forma típica de conversão compreende na remoção do filtro anti-IR (hot-mirror) e a instalação de um filtro passa-banda (long-pass) de 720 mm.

Há diversas lojas especializadas na conversão para IR, que possuem, em estoque, certas câmeras que já são convertidas para IR, ou que são capazes de realizar, com rapidez, a conversão para IR na câmera de sua escolha.

 Aproveite para rever mais dicas  sobre câmeras IRnas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

FOTOMETRIA PONTUAL

por em .

Fotometria manual, fotômetro manual externo, exposição precisa, cena à distância, fotógrafos de paisagens, sistema de zonas, aula de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, playboy

Para acessar o fotômetro pontual de uma câmera DSLR basta ajudar o seletor de medição. Ilustração: fotômetro manual externo para leituras mais acuradas

Trata-se, de longe, da melhor forma de obter a exposição mais precisa em uma cena à distância, embora também possa gerar maiores problemas, caso seja for utilizado de forma inadequada.

Os adeptos do sistema de zonas utilizam constantemente o fotômetro pontual, seja na câmera ou manualmente. Há fotógrafos de paisagens que ainda utilizam fotômetros pontuais manuais.

Esses se assemelham a um tipo de monóculo, com um disparador e um leitor de exposição, conforme ilustração acima.

Um fotômetro pontual realiza uma leitura a partir de um ângulo muito pequeno do campo de visão da cena, e informa ao fotógrafo a exposição adequada para fazer daquela tonalidade um cinza médio.

Os fotômetros pontuais são perfeitos para a fotografia em preto e branco, pois eles permitem medir tão somente as tonalidades de brilho. Embora cada câmera atue de forma diferente, na maioria delas, o fotômetro pontual costuma corresponder a 1% da cena, bem no local onde se situa o indicador do foco central.

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA E STILL LIFE – TCC

por em .

fotografia, publicitária, still, fotografia de produtos, publicidade, propaganda, estímulos visuais, fotógrafos, Escolas de fotografia, TCC, escola focus, Cursos de fotografia, Focus Escola de Fotografia, aulas de fotografia, Trabalho de conclusão de curso, fotografia profissional, TCC,

O estímulo visual para conquistar o consumidor

CURSOS DE FOTOGRAFIA PROFISSIONALIZANTE – TRABALHOS DE ALUNOS

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA – TCC

TEMA: FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA E STILL LIFE

ALUNA:  LARA VAITEKUNAS

RESUMO:

Diariamente somos bombardeados por inúmeros estímulos visuais que nos levam a  consumir, mesmo sem a real necessidade, determinados produtos.

A concorrência entre as empresas nunca foi tão grande e a fotografia exerce papel fundamental na publicidade como instrumento de persuasão neste processo de comunicação entre empresas e o público alvo.

A publicidade consiste na difusão de ideias, conceitos e juízos associados a uma empresa, um produto ou serviços, que por meio de peças publicitárias como anúncios

em jornais ou revistas, sites, banners, catálogos ou mesmo em comunicações visuais de lojas, supermercados, escritórios dentre tantas outras mídias faz uso da fotografia como instrumento amplificador de seu alcance.

Still é uma expressão que se refere à fotografia de temas inanimados, fotografia parada, sem movimento. O termo é bastante usado por fotógrafos para fotografias de produtos e embalagens. Esse tipo de fotografia é muito usado em campanhas publicitárias e comércio varejista.

Palavras-chaves: fotografia, publicitária, still, fotografia de produtos, publicidade, propaganda, estímulos visuais, fotógrafos, Escolas de fotografia, TCC 

BAIXE ARQUIVO PDF:  ” FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA E STILL LIFE   “

FOCUS Escola de Fotografia –  http://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Referência em ensino de fotografia

ABERRAÇÃO CROMÁTICA LONGITUDINAL

por em .

Aberração cromática longitudinal, aberrações óticas, ponto focal, desalinhadas, cores perceptíveis, objetivas, cursos de fotografia,  amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, playboy

Essa aberração ocorre quando diferentes comprimentos de onde não convergem no mesmo ponto, depois de passar através de uma lente. Veja figura acima

Algumas ondas podem ser posicionadas antes, depois ou até mesmo no ponto focal ideal, mas como um todo estão desalinhadas.

Na prática, o resultado deste tipo de aberração produz uma franja de cores ao redor de objetos da imagem. As cores mais perceptíveis são a azul, vermelho, magenta e verde.

A aberração cromática atinge praticamente todo tipo de objetivas, das mais simples ás mais sofisticada, mais algumas situações favorecem mais o aprimoramento deste problema.

Lentes de baixa qualidade são mais propensas a causar esse efeito, assim como eles são mais frequentes em objetivas que possuam uma grande gama de distância focal. Por exemplo, uma objetiva zoom 28-300 mm apresentará mais problemas de aberração cromática em suas extremidades.

Aproveite para rever mais dicas sobre aberrações óticas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

PADRÕES (PATTERNS)

por em .

Padrões, imagens gráficas, enquadramento, linhas, formas, natureza, beleza, padrões infinitos, beleza, atraentes, elementos, aulas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, playboy

Padrões são imagens gráficas que possuem o mesmo tema repetido várias e várias vezes dentro do enquadramento

Repetir linhas e formas é o que fazem esses padrões. A natureza, em toda sua beleza, nos dá padrões infinitos para fotografar.

O desenho intrincado de uma dália dá ótimos padrões, já que as pétalas, uma após outra, se desdobram para formar a beleza da flor.

Algumas vezes, mesmos os temas mais simples se tornam atraentes quando outro elemento é adicionado, como as estalactites de neve em uma parede rochosa.

MOLDURAS (FRAMMING)

Quando penso em molduras, penso em minha imagem pendurada numa parede com uma bela moldura para ser exibida. No entanto, há outra forma de “moldurar” uma imagem que usa elementos do primeiro plano para “enquadrar” o tema.

FOTOS VERTICAIS OU HORIZONTAIS?

Vertical ou horizontal – como é melhor manter a câmera? A maioria das câmeras está configurada com empunhaduras que as tornam mais confortáveis de segurar na horizontal, ou em formato paisagem. As câmeras profissionais com grips também permite que a composição vertical – retrato – seja feita confortavelmente. Como você deve deixara câmera quando fizer uma imagem? Depende do que você quer incluir e o que deseja excluir. Não há certo ou errado. Muitas vezes, é simplesmente uma questão de preferência e do que você está tentando comunicar com suas imagens.

VERTICAL VS. HORIZONTAL

Dá próxima vez, estude as duas séries de imagens e decida o que você gosta mais de cada uma. Você se conecta com as imagens verticais ou horizontais.

Em geral, não há uma resposta certa ou errada, simplesmente depende do tema e do sentimento que você escolhe passar. Linhas formas e contornos mudam sua aparência quando a câmera é virada na vertical ou na horizontal.

Aproveite para rever mais dicas  sobre tipos de composição nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

DISTÂNCIA FOCAL E PERSPECTIVA

por em .

distância focal, perspectiva, efeito visual, fotógrafo, plano de fundo, lente de curta distância, diferentes distâncias focais, escolas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, playboy

Perspectiva é um efeito visual; correspondente à maneira como o assunto focalizado pelo fotógrafo é visto em relação a seu plano de fundo

O plano de fundo é enfatizado quando se usa uma lente de curta distância focal; e é enfraquecido ou comprimido quando se usa lente com grande distância focal é.

As ilustrações exibidas acima mostram exemplos de imagens do que acontece quando diferentes lentes, com diferentes distâncias focais são usadas para fotografar o mesmo assunto (uma pessoa) e fundo.

 As imagens foram tiradas de modo a captar o assunto com o mesmo tamanho, para que a diferença na perspectiva seja clara.

Ao se usar uma lente com distância focal de 16 mm, os resultados da fotografia aparecem como se o plano de fundo fosse separado do assunto, esticando-se para trás.

Inversamente, quando se utiliza uma lente com uma distância focal de 200 mm, não parece que o plano de fundo está separado do assunto, mas sim que eles estão sobrepostos.

Estes fenômenos podem ser expressos pela razão das distâncias entre a câmera e o assunto e entre o assunto e o plano de fundo, a perspectiva é enfatizada; por outro lado, quando é grande a distância entre a câmera e o assunto, a perspectiva é enfraquecida.

Ao utilizar as lentes cuja distância focal é ajustável de acordo com as condições de disparo, é possível tirar fotografias com a perspectiva adequada.

Lentes com distância focal de 50 mm produzem uma perspectiva similar à do olho humano; a perspectiva é maior no lado da grande angular, e menor no lado da teleobjetiva.

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS LENTES

por em .

Características básicas das lentes, capacidade fotográfica, objetiva, qualidade da foto, potência, velocidade, análise, cursos de fotografia,  amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, playboy

Para entender a capacidade fotográfica da objetiva, ou seja, os recursos que ela possui e influenciam a qualidade da foto, você precisa entender as características básicas de uma objetiva

Assim como na escolha de um carro onde você faz perguntas e avalia a potência do motor, velocidade final, aceleração, câmbio automático ou manual numero de passageiros transportados, tipo de uso terá, na seleção de uma objetiva você precisa fazer uma análise similar.

Suas perguntas, no caso de uma objetiva, deverão ser sobre a distância focal do ângulo de visão, rapidez (clareza) da objetiva, se tem foco automático ou manual, qual tipo de uso que ela terá, entre outras.

Embora uma Ferrari possa ser o carro dos sonhos de muita gente, respondendo algumas perguntas com o cérebro  e não o coração, o resultado final poderá ser um carro completamente diferente mas que atende ás necessidades (e o bolso) do motorista.

Com as objetivas o mesmo acontecerá. Existem algumas “Ferraris”, mais elas poderão não ser a objetiva ideal para suas necessidades fotográficas.

As características de uma objetiva normalmente estão estampadas no seu corpo ou junto á lente frontal. A nomenclatura utilizada parece uma aula de matemática e língua estrangeira, mas ela pode ser compreendida se você separar, os grupos de informação.

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

DIREÇÃO DA LUZ

por em .

direção da luz, câmera, ajustar, exposição, temas, contraste, sombras, silhueta, luz lateral, textura, contraluz, aulas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, playboy

A luz possui três direções em relação à câmera

A maneira como ela cai no tema determina como vou ajustar minha exposição. Temas iluminados pela frente são fáceis de expor. Sem contraste ou sombras para lidar, a exposição está bem dentro do alcance do sensor, então simplesmente componho o ciclo.

A contraluz é o oposto da luz frontal, vindo de trás do tema, formando uma silhueta. A luz lateral acrescenta drama, textura e forma em uma imagem.

LUZ FRONTAL (FROINT LIGHT)

A luz frontal não possui sombras. Consequentemente, também não possui textura, forma ou dimensão como a luz lateral ou a contraluz. Ela é, no entanto, muito fácil de expor e de se fazer. Simplesmente meça a cena e escolha a melhor combinação de exposição para o tema em questão. Com um único clique, você terá uma bela imagem.

CONTRALUZ (BACKLIGHT)

Fotografar contra luz (isto é em direção à fonte de luz) transforma seu tema em uma silhueta. As imagens ganham formas interessantes. O clima de uma cena em contraluz varia, dependendo do quanto eu exponho a cena. Como minha câmera não consegue lidar com amplitude da exposição entre as sombras e a luz numa cena iluminada dessa maneira usa a penumbra para acentuar a forma de um marco familiar. Ao me posicionar de maneira que o Sol fique parcialmente bloqueado pela formação e fechar a abertura para seu menor valor, em f/22.

LUZ LATERAL (SLIDELIGHT)

A luz lateral ocorre quando se está posicionado em um determinado ângulo da fonte de luz, trabalhando as sombras para definir forma, volume e textura. O contraste da luz com sombra acrescenta tridimensionalidade a uma imagem bidimensional.

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

DIVERSOS PONTOS DE VISTA!

por em .

Explore diferentes pontos de vista, tipos de perspectiva, compras no supermercados, vistas diferentes, altura, enquadrar, escolas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, playboy

Experimente diversos tipos de perspectiva e pontos de vista

Imagine-se fazendo compras no supermercado próximo de sua casa.

Procure pontos de vista alto e baixo. Vistas distantes não tem de ser grande-angulares e as próximas não precisam mostrar a cena inteira.

Se você normalmente fotografa da própria altura, tente enquadrar olhando para o alto ou em ângulo, e assim por diante.

Experimentar novas perspectivas e pontos de vista é um meio simples e rápido de aprimorar sua técnica.

Escolha uma cena e explore-a plenamente. Aprenda e aprecie como as variações na perspectiva mudam o impacto emocional das imagens.

Faça as suas experiências, depois, conforme progredir, tome as suas decisões baseados em um determinado sentimento e conceito que deseje transmitir.

Aproveite para rever mais dicas sobre pontos de vista nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.