ATENÇÃO PARA ESSAS DICAS!

em Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

dicas, pano, solução de limpeza, lentes, locações, poeiras, chaves allen, filtros de gelatina, placas refletoras, cartões, set, foco manual, cursos fotografia, Fotômetros, era digital, nível de detalhamento, fotômetros, câmeras DSLR, tipos de cenário, modelo, valores, exposição precisa, limpeza, lentes,

Vide logo abaixo:

Pano e Solução de Limpeza para Lentes: esses artigos são especialmente importantes para sessões de fotos feitas em locações; poeira dispersa pode decidir se depositar em seu equipamento.

Chaves Allen: também conhecidas como chaves hexagonais, são úteis para montagem e ajuste de tripés e stands.

Estilete: útil para recortar filtros de gelatina, placas refletoras e demais tipos de papéis e cartões usando o set.

Fita Métrica: se você estiver usando uma lente de foco manual, uma fita métrica o ajudará a determinar a distância entre a câmera e o objeto. Elas também são úteis para determinar a distância entre o objeto a ser fotografado e as luzes e refletores no momento em que você estiver criando um diafragma de iluminação e/ou tentando reproduzir algum cenário de iluminação especifico.

Leitor de Cartão de Memória: é sempre bom ter um leitor d cartão de memória no caso de algum equipamento ou cabo deixar de funcionar. Se você já teve uma câmera digital, você provavelmente terá um desses leitores de qualquer forma.

ETIQUETA:

Apesar de um estúdio de fotografias não ser um local de trabalho tradicional, algumas regras de etiqueta são válidas nesse tipo de ambiente. Se você quiser ser convidado para novos trabalhos, preste atenção aos seguintes pontos:

Seja Pontual: no ramo da fotografia, ser pontual significa chegar cedo. Nunca deixe de considerar a possibilidade de trânsito, trens atrasados, ônibus que não passam, ou qualquer outro problema. Se você precisa de meia hora para chegar ao set, saia de casa com uma hora de antecedência. Você não pode se atrasar mesmo um minuto – profissionalmente, isso é considerado falta de educação.

Deixe seu Ego do Lado de Fora do Estúdio: entre no set tendo sempre em mente que “ajudar” é a palavra de ordem. Você é o assistente do fotógrafo, não o fotógrafo (em pouco tempo você chega lá). Nesse meio tempo, aprenda a respeitar a sessão de outra pessoa, siga as instruções e não tente ser o centro das atenções. Além disso, mesmo que você tenha suas próprias opiniões, não saia simplesmente falando o que você pensa sobre trabalho de um fotógrafo (ou de um diretor de arte, ou um figurinista) sem antes ser perguntado.

Não Fale Muito: ser simpático é uma coisa, mas ninguém gosta de pessoas que não param de falar ou de contar histórias. Não faça brincadeiras com ninguém no set. Não há nenhum problema em conversar com os demais assistentes sobre temas relacionados ao trabalho em si ou mesmo fazer networking, mas tente fazê-lo de forma discreta e sem interromper a produção.

Desligue seu Celular: se possível, deixe seu celular desligado enquanto você estiver no set – ou, pelo menos, coloque-o em modo silencioso. Jamais mande mensagens de texto, e-mails nem se conecte ao Faceboock, ao Twitter ou ao Instagram enquanto você estiver trabalhando. Se você realmente precisar fazer uma ligação urgente, seja rápido e discreto – e use a pausa para o almoço ou um momento de calmaria para fazê-lo. Enquanto o trabalho estiver em andamento, toda a sua atenção deve estar na produção, e não naquilo que está acontecendo no mundo exterior.

Pode ser que você tenha de interagir com o/a modelo no set – e eventualmente, ele/ela ser uma celebridade. Como regra geral, tente não falar sobre si, mesmo quando perguntado.

Mantenha seu foco na tarefa e acompanhe o que o fotógrafo está fazendo

Aproveite para rever essas e outras dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.