ALÉM DA REGRA DOS TERÇOS

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DE ONDE VEM A COMPOSIÇÃO?

Há mais ou menos 40 mil anos os seres humanos começaram a desenhar a fauna local nas paredes das cavernas.

É mais provável que isso tenha sido feito não por estética, mas para criar um registro do que poderia ser caçado naquela região. Era a arte prática, que representava algo bem significativo.

Ele explica a ideia, ou conceito, além da evolução, de fato, contando uma história com imagens ao invés de palavras. Esses petróglifos evoluíram em hierógrifos, onde as imagens e as palavras se intercalavam para comunicar vários conceitos sobre a vida após a morte. Ao longo das eras seguintes, a pintura evoluiu, mas o realismo se provou ilusório.

Há poucos registros de pinturas no começo da Era Comum e da Era Medieval que se seguiu, porque foi um período negro e conflituoso. Roma a capital cultural do mundo, estava em ruínas, sua arte destruída ou perdida.

As pinturas executadas depois eram, em sua maioria, no estilo “icônico” do Império Bizantino, eram planas usavam paletas de cores muito restritas e estavam limitadas em escopo e grandeza. No entanto a renascença trouxe muita mudança trouxe muita mudança, o que pode ser atribuído a um homem, um italiano florentino chamado Giotto di Bondone.

Giotto (1267-1337) conseguiu ressuscitar a qualidade da pintura que havia ficado dormente desde o início das Eras Negras. Ele era hábil em reproduzir a natureza em suas pinturas. Seu trabalho incluía o uso da perspectiva, uma grande paleta de cores e, o mais importante, expressões nos rostos das pessoas. As figuras vinham à vida e elementos de desenho foram incorporados – duas práticas que impactaram profundamente a arte.

Os conceitos clássicos de composição são resultado direto da influência de Giotto na estética.

Apesar de ele ter pintado em afrescos e têmperas durante o início da Renascença, depois de grandes artistas dos períodos final intermediário estudariam seus trabalhos em igrejas por toda a Itália. Seu uso da perspectiva e do realismo seriam chave para nossos fundamentos atuais sobre composição.

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