A RELAÇÃO DO F-STOP

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

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Cada f-stop adicional demanda o dobro de luz que o anterior o que faz com que necessite, exponencialmente de mais potência

Isso também explica porque é
bastante fácil, fazer um flash gerar potência até certo nível prático, mas
produzir um único f-stop adicional exige, exponencialmente, mais potência.

Às vezes ajuda imaginar uma
unidade de luz como uma vela, ou uma vela de potência. Se você começa com uma,
para dobrar a iluminação seria necessário incluir apenas mais uma.

Sem problemas. Dobrá-la novamente
significaria ir fundo na gaveta, encontrar e acender mais duas vezes – ainda
não é tão difícil. Mas, repetir esta multiplicação diversas vezes resultará em
um bocado de trabalho e certo risco de incêndio! Entretanto, cada vez que
dobramos a iluminação, estamos mudando apenas 1 f-stop.

Então, como estas informações são
úteis no trabalho? Digamos que você queira iluminar uma cena com um speedlight
e na potência total consegue obter f/5.6. Se precisasse espremer mais um f-stop,
poderia adicionar outro flash igual, também na força máxima, para obter f/8.
Porém, e se precisasse de mais 2 f-stops? Adicionaria mais dois speedlights?
Também me confundo com isso às vezes! Adicionar um terceiro lhe daria apenas
f/8 e meio, ou f/9.5. Você precisa de três flashes adicionais (para um total de
quatro), todos na potência máxima, para alcançar f/11. Para mais um f-stop, ou
f/16, precisaria de oito speedlights ao todo, disparando com foça total.

Devido a esta lei exponencial,
geralmente é caro, ou impossível, ter um flash que gere luz suficiente para
suas necessidades de abertura. Neste caso, agrupar diversas unidades, ou
reuni-las, resolve o problema. Todavia, você precisa saber de quantas unidades
precisará alcançar seus objetivos.

É possível utilizar a tabela
anterior para ajudar a calcular quantos flashes de mesma intensidade serão
precisos para atingir um f-stop. Ignore a coluna Valor do f-stop por agora, e
simplesmente associe uma unidade de flash ao 1, sob Unidades de Intensidade de
Luz, e então procure a diferença de f-stop que você precisa na linha inferior
(em relação ao seu atual). Suba de volta para coluna Unidades de Intensidade de
Luz e ela lhe dará quantas unidades de igual potência serão necessárias.

Aqui vai outra informação
interessante sobre a iluminação. Uma lâmpada de flash típica, como aquela em um
speedlight, tem apenas dois níveis reais de potência – ligada e desligada. Para
obter as configurações menores, o equipamento conta com a duração, limitando o
tempo pelo qual ele se ilumina.

Assim como um banho de sol mais
longo queimará sua pele, enquanto uma exposição mais curta não o fará, a luz do
flash se acumula pelo período em que fica acesa. O disparo total de uma lâmpada
poderia durar 1/1000 de segundo, porém uma ativação com menor potência teria
apenas uma fração disto – digamos, 1/16000 de segundo. O dispositivo ilumina-se
sempre com a mesma potência, mas é desligado mais cedo para obter os disparos
mais fracos.

Há dois motivos que tornam útil
conhecer essas informações – além da vantagem, já mencionada, de torna-lo o
centro das atenções na festa geek. Primeiro você precisa de durações mais
curtas de flash para congelar motivos.

Segundo, você tem um Sppedlight
com sincronização de alta velocidade (ou termo que seu fabricante em particular
utiliza para se referir à sincronização acima das velocidades normais).
Explicar ambos.

Para congelar movimentos,
evitando contornos fantasmagóricos, você precisa de durações muito curtas no
obturador e/ou no flash. O período correto depende da velocidade do objeto em
movimento.

Aqueles mais rápidos exigem
durações de flash ou obturador mais curtas. Digamos que você queira congelar o
movimento de uma dançarina saltando pelo ar em seu estúdio. Você define sua
iluminação e determina que apenas uma unidade de flash precisa estar na
potência máxima para obter f-stop que deseja.

Na força máxima, entretanto, esse
flash dispara em sua duração mais longa – possivelmente, tempo demais para
congelar corretamente a ação. Algumas capturas de teste podem confirmar isto.
Armado com conhecimento anterior, e outro flash, você poderia utilizar duas
unidades – ambas com metade da potência – para obter a mesma força, porém, com
metade da duração. Isto pode ser tudo que você precisa para congelar o
movimento.

Aproveite para rever mais dicas  sobre f-stops nas suas apostilas,
bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da
Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na
FOCUS!
https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

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Sobre o autor

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