A IDEIA VENCEDORA!

em Artigos e Entrevistas.

Os padrões mudaram nos mercados das mídias.

Este é um mercado de
compradores no qual os editores veem centenas de histórias todos os dias e
escolhem apenas aquelas que acreditam atender os seus leitores e que melhor
reflitam o perfil e a posição da publicação
.

Na maioria dos casos o fotógrafo
está por sua própria conta e risco.

 Boas ideias, que atendam a um público
multinacional, uma única história será vendida ao redor do mundo e renderá um
bom dinheiro. Você provavelmente terá de bancar os custos iniciais, mas se seus
instintos estiverem corretos, uma venda levará a muitas outras.

O único limite para a lista de ideais interessantes é a imaginação do fotógrafo. Entretanto existem duas perguntas fundamentais que você deve fazer sempre: é um assunto interessante visualmente? Essa ideia via me render algum dinheiro?

Quanto mais você conhecer o mercado e pensar em novas ideias, mais fácil será encontrar boas ideias de fotos. Muitos freelancers vivem exclusivamente fornecendo esse tipo de material para revistas.

Os fotógrafos que integram equipes também precisam desenvolver ideias próprias. Eles podem não ter tanta liberdade para escolher seus temas, mas podem usar suas próprias ideias quando são mandados para fazer algum trabalho.

Uma Indústria Mutante

A internet se transformou em uma
parte central de nossas vidas e muitos governos ao redor do mundo Têm como
objetivo instalar uma conexão de banda larga em todos acessórios domésticos.

Um subproduto dessa revolução é a
substituição do papel impresso como fonte principal de comunicação. A mídia
tende a manter nosso interesse em notícias que geralmente já vimos na televisão
ou online pelo menos 24 horas antes.

A felicidade que muitos leitores
demonstravam a seus jornais preferidos foi terminantemente abalada pela existência
de múltiplas fontes de informação e entretenimento online.

Colaboração

A fotografia é apenas uma das
muitas formas de comunicação que contribuem para nossa conexão com o que
acontece no mundo. Assim como a palavra escrita, a fotografia tem poder de comunicar
com eficiência, e contrariamente à palavra escrita, de transcender as barreiras
da linguagem.

No entanto, hoje se tem investido
muito no desenvolvimento de novas mídias nas quais as diferentes disciplinas
trabalham juntas para criar meios mais excitantes e mais adequados para um
público jovem e acostumado com a internet.

Nos próximos anos – talvez na
faculdade – você deve aproveitar as oportunidades que tiver de trabalhar com
outras pessoas em projetos nos quais a fotografia não é necessariamente o componente
dominante. A comunicação efetiva exige flexibilidade e o desejo de adaptar a
plataformas mutáveis para alcançar o público.

Os fotógrafos têm oportunidades
de trabalhar com escritores, radio jornalistas, instalações tridimensionais de
designers e, é claro, a internet, que serve de plataforma para todos.

Muitos fotógrafos viram no
crescimento da internet uma oportunidade de experimentar habilidades novas e
complementares como o som, o vídeo e o audiovisual. Alguns, como vencedores de vários
prêmios carregam em suas bolsas ferramentas que pouco lembram o material
encontrado na bolsa de um fotojornalista há 20 anos.

Para esse profissional e outros
como ele, o importante é atender o público. Por isso, eles tentam cobrir os
acontecimentos das mais variadas formas, usando vídeos, sons e stills. Assim
ele consegue material para atender diferentes mercados, com o mesmo equipamento.

Aproveite para rever mais dicas sobre novos mercados  nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

PIONEIRISMO E INOVAÇÃO:
FOCUS Escola de Fotografia – Desde
1975:  
https://focusfoto.com.br    

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

BOLSA DE EMPREGOS PARA ALUNOS DA FOCUS
https://focusfoto.com.br/categoria/empregos/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na
FOCUS!
https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

#dicas_fotografia #escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite    #cursosdefotografia   

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 15/08/2020)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)