7 dicas para encontrar a inspiração perdida na fotografia

em Dicas & Tutoriais.

Pablo Picasso, aulas de fotografia online, +aula+de+fotografia+sp, +aulas+de+fotografia online, curso de fotografia sp, cursos de fotografia online, cursos de fotografia sp, focus fotografia, +escola+focus, workshops de fotografia, +aulas+vips+de+fotografia, +melhores+escolas+brasileiras+de+fotografia

Foi Pablo Picasso que disse a célebre frase: “Inspiração existe, mas ela precisa te encontrar trabalhando”                                                                                 

Vanilson Coimbra

Todo fotógrafo sabe que são poucos os momentos de profunda inspiração e que, no geral, é preciso preparar o terreno para que o tal aconteça, ou seja, é fotografando que a tão sonhada inspiração pode acontecer. 

Não existe fórmula, mas seguindo a linha de pensamento de Picasso, eu tento criar o meu próprio hábito de estudo e trabalho, com a certeza que de um minuto para outro, um estímulo vai desencadear a mágica sensação.

Seguem algumas dicas para encontrar a inspiração:

1 – Assista filmes, de preferência variados. Os documentários sobre fotografia podem ajudar, mas se quer se inspirar com novos temas e até novos conceitos de luz, assista filmes de diretores variados, filmes europeus, filmes antigos. Eu sempre aprendo muito de iluminação e enquadramento assistindo a uma variedade de filmes;

2 – Tenha uma musa para chamar de “sua”. As musas , na mitologia grega, eram entidades a quem era atribuída a capacidade de inspirar a criação artística ou científica. Busque pessoas, personalidades, mascotes que te inspire. Pode ser uma ou um modelo, um conhecido, filhos, alguém que te motive a tirar a câmera da mochila para fotografá-la;

3 – Viaje, conheça outros lugares, paisagens e pessoas. Nem precisa ser para longe, pode ser uma cidade vizinha e se deixe aberto e disponível para observar o lugar, os hábitos das pessoas, como se vestem, o cotidiano delas e perceber um outro ponto de vista;

4- Aprenda a gostar de livros ou pelo menos, se perca em grandes livrarias de vez em quando. O simples “passar os olhos”por um bom livro de fotografia, moda ou arte pode lhe trazer várias ideias. Se gostar de leitura, melhor, a viagem  mental pode ser ainda mais emocionante;

5 – Participe de grupos de fotografia, encontros fotográficos, workshops e conheça outros profissionais, muitas vezes é no cafezinho que se descobre afinidades ou idéias contrárias às suas e que poderão lhe fazer amadurecer os conceitos. A fotografia é uma arte muito isolada, tende a valorizar o seu ponto de vista. Dividir as suas idéias e projetos com outros colegas, podem lhe fazer ter uma visão macro sobre a sua fotografia;

6 – Visite museus, exposições e tudo que envolva cultura. Assim como nas viagens, essas expressões artísticas podem alimentar muito os seus próximos projetos;

7 – Já que a inspiração deve te pegar trabalhando, tente produzir novos projetos, ensaios e até ajudar outros colegas para que o simples movimento de fotografar lhe faça estar sempre dinâmico. Quanto mais praticar, mais fácil de se motivar e se inspirar.

Fonte: https://goo.gl/93ie3m   

Gostou? Veja + no Blog da Focus: http://focusfoto.com.br/blogs/  

 Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9