5 DICAS PARA FOTOGRAFAR A CIDADE DE SÃO PAULO

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais.

Dicas para fotografar, cidade de São Paulo, paisagens, Monte Fuji, extrair o melhor, cenário, principais dicas, capital paulistana, fotografia aulas,  amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, Enio Leite, curso de fotografia online, aula de fotografia, fotografia profissional, focusfoto,  Marina Ruy Barbosa

Foto: Thiago Leite/Shutterstock

Resumo Fotográfico

Fotografando paisagens em lugares tão distintos quanto São Paulo e o Monte Fuji no Japão, o fotógrafo Thiago Leite sabe como extrair o melhor de cada paisagem, independente do cenário ou da câmera em mãos.

Colaborador da Shutterstock, Reis elencou as principais dicas para tirar aquela foto digna de porta-retrato na capital paulistana ou onde você quiser!

Fotografando paisagens em lugares tão distintos quanto São Paulo e o Monte Fuji no Japão, o fotógrafo Thiago Leite sabe como extrair o melhor de cada paisagem, independente do cenário ou da câmera em mãos. Colaborador da Shutterstock, Reis elencou as principais dicas para tirar aquela foto digna de porta-retrato na capital paulistana ou onde você quiser!

  1. Ângulos

Experimente ângulos diferentes do usual. Com tantas pessoas fotografando os mesmos lugares icônicos, como o MASP ou a Estação da Luz, é legal procurar outras perspectivas. A dica aqui é tentar coisas diferentes, que podem ser conseguidas com mudanças na posição da câmera, enquadramento, uso de diagonais, inclusão/exclusão de objetos no primeiro plano, etc. A cidade de São Paulo traz muitas possibilidades de composição, precisamos observar, pensar um pouco e experimentar.

  1. Planejamento, paciência e persistência

outra dica é predefinir o horário do dia, as condições do tempo e o local onde se pretende fotografar. Isso é essencial principalmente para São Paulo, onde podemos passar por todas as estações do ano em um único dia. Com isso em mente, é preciso se planejar para estar pronto para fazer a imagem quando as condições estiverem de acordo com o imaginado (aplicativos de previsão do tempo e de mapas ajudam bastante nesse aspecto).

Quando as condições estão adequadas, se prepare para fotografar no horário mais favorável à foto que tem em mente. Muitas vezes as coisas não saem bem da forma que imaginamos, já que mesmo pequenas variações nas condições climáticas podem transformar a cena. Quando isso acontece, sempre é possível retornar no mesmo local em outro dia, até que o resultado seja satisfatório.

E lembre-se, São Paulo também tem muitos lugares fechados incríveis para fotografar. Então, se você não quer esperar o clima perfeito, aproveite as inúmeras casas de cultura, museus e exposições que temos por aqui. Lugares como a recém-inaugurada Casa do Japão, na Avenida Paulista, e a 33ª Bienal de Artes (que acontece até o dia 9 de dezembro no Parque do Ibirapuera).

  1. Horários
    Em fotografias de paisagens urbanas, o horário tem grande influência na saturação, no contraste da imagem final e no balanço entre a luz natural e a iluminação artificial das cidades. Como regra geral, os melhores horários são o início da manhã e o final da tarde. Nesses horários as cores são mais vibrantes e as cenas ganham mais vida (a cada minuto, a paisagem pode se transformar totalmente). Você pode tirar fotos incríveis nessas horas do dia, em lugares onde você pode observar o horizonte, como o Terraço Itália (com vista panorâmica no 41º andar), a Praça do Pôr-do-sol e o Mirante 9 de Julho.

Em São Paulo uma ótima pedida também é fotografar a noite. As luzes do centro criam um horizonte urbano inigualável.

  1. Para quem não tem câmera

É possível tirar boas fotos com o celular. A qualidade das câmeras dos celulares atuais é muito boa e os fundamentos básicos da fotografia, como composição e exposição, não mudam. O principal ao se fotografar com celulares é buscar que a iluminação esteja adequada.

  1. Para quem tem câmera

Para os fotógrafos mais experientes, vale a pena abusar das técnicas e recursos das câmeras. O Thiago procura usar o menor ISO possível, aberturas entre f/8 – f/11 e, muitas vezes, uso filtros ND. Por conta dessas configurações e do horário que costumo fotografar, uso um tripé para estabilizar a câmera.

Fonte: https://goo.gl/foHzEP

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e marketing nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.