Muitos fotógrafos iniciantes têm dúvidas sobre como registrar uma imagem em longa exposição
Cid Costa Neto/ IPhoto Channel
Isso acontece porque existem muitas variáveis sobre como esse tipo de fotografia pode ser feita. Apesar disso, mesmo que sejam diferentes os locais ou condições de luz, existem 3 fundamentos que continuam sendo sempre os mesmos:
Estabilização
Manter a câmera estabilizada é essencial para uma fotografia de longa exposição de qualidade. Isso faz do tripé um acessório importante para a câmera não tremer durante o processo. Lentes pesadas exigem pernas grossas e uma cabeça com força de bloqueio. Monte o acessório em um terreno firme e se possível estabilize com algum lastro para ter mais equilíbrio (alguns tripés possuem um pequeno gancho na parte inferior para essa finalidade).
Além disso, para quem fotografa com DSLR, é importante ficar atento a um detalhe: o espelho da própria câmera pode fazê-la tremer durante o disparo. Isso pode ser facilmente corrigido bloqueando o espelho através do menu do equipamento.
Disparo remoto
O simples fato de clicar o botão disparador pode fazer a câmera tremer o suficiente para borrar uma fotografia de longa exposição. Para evitar que isso aconteça, é importante utilizar um disparador remoto ou o temporizador da câmera.
Existem diferentes modos de disparo remoto do obturador:
Cabo: O uso de um cabo disparador é bastante eficiente e permite o disparo imediato do obturador, além de (em alguns modelos digitais) permitir o controle de tempo e sequência de disparos. Sua limitação fica por conta da distância do cabo;
Infravermelho: Pequeno e de funcionamento bem simples, o controle remoto infravermelho permite disparar o obturador de câmeras eletrônicas a uma certa distância, sem a necessidade de atravessar cabos ou fios pelo ambiente;
Rádio: é provavelmente a melhor dentre as opções convencionais para quem quer disparar a câmera de longe. Além de reunir as qualidades dos modelos acima, sem as mesmas limitações, permite realizar o disparo imediato do obturador distante da câmera e inclusive através de obstáculos.
Ajuste de exposição
O tempo de exposição vai depender de diferentes fatores como a luz, a velocidade dos objetos/sujeitos que estão em cena e do efeito pretendido. Basicamente, o que deve ser feito é priorizar a Exposição utilizando uma velocidade mais baixa e compensando a fotometria com as demais configurações, tentando manter um ISO baixo e uma abertura média, para alcançar uma maior nitidez.
Caso o ambiente esteja claro, você pode fazer a compensação de maneira inversa: Ajustando sua lente para a abertura mais fechada e o ISO mais baixo, na hora de compensar com a Exposição você alcançará a menor velocidade possível dentro daquela fotometria.
Em situações onde há muita luz no entanto, torna-se difícil conseguir fazer essa compensação de forma a obter uma velocidade baixa o suficiente para um efeito interessante. Nesses casos, é aconselhável o uso de um filtro ND, que deve ser colocado na frente da objetiva para reduzir os pontos de luz, permitindo que você diminua a velocidade.
Aproveite para rever mais dicas sobre longas exposições nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.