21 Coisas que você, fotógrafo, nunca poderá fazer

em Dicas & Tutoriais.

fotógrafo, fotografia de casamento, festa, noiva, damas de honra, parentes, termo informal, comportamento cortês, elegante, profissionalismo, planejamento, equipamento de reserva, check list, ensaios fotográficos, aulas de fotografia, aula fotografia de moda, focus, escolas de fotografia sp, cursos de fotografia sp, focus escola de fotografia, curso de fotografia online, cursos de fotografia profissional, aulas individuais de fotografia, melhores escolas de fotografia no Brasil, curso de fotografia zona sul sp, arte da fotografia profissional,

Estar atento ao evento é indispensável

Ícaro Manssur,  aluno do módulo 6 –Curso de Casamentos e Eventos Sociais 

1 – Não dance na festa: Você não foi contratado para isso e a esta não é sua! Você está lá prestando um serviço profissional altamente especializado, e como tal deve manter uma postura condizente. 

2 – Não se refira a noiva, damas de honra, parentes, etc.. como “linda”: Ou ainda qualquer outro termo informal. Isto além soar falso e não profissional, pode muitas vezes ser mal interpretado, gerando constrangimentos desnecessários. 

3 – Não tire os sapatos na festa: A vestimenta e comportamentos adequados fazem parte do serviço a ser prestado. Aguente a dor se necessário. Lembre-se você está trabalhando. 

4 – Não use gírias: Um jargão adequado unido a um comportamento cortês e elegante, podem muitas vezes servir como cartão de visita. E tornam também sua atuação menos intrusiva durante a cerimônia. 

5 – Nunca diga “Este é meu terceiro casamento, estou um pouco nervoso”: Profissionalismo, prática, planejamento e muitos, muitos testes prévios. Só vá para a cerimônia quando estiver tranquilo e confiante em suas habilidades, técnicas e equipamentos. E ainda que algo saia fora do planejado, de um jeito, mas não deixe isto passar para os convidados, famílias ou noivos. (Leve sempre equipamento de reserva.) 

6 – Não compartilhe problemas técnicos com pessoas da festa: Garanta equipamentos de qualidade, revisados e também reservas e backups. Mantenha a calma e discretamente resolva o problema junto à sua equipe.

7 – Não consuma bebidas alcoólicas: Razões óbvias. Você está em uma situação que exige o máximo de sua atenção, lidando com equipamentos delicados. Além disso, o hálito alcoolizado é desagradável.

8 – Não se indisponha com o organizador do casamento: Cuidado com suas ações, conflitos podem prejudicar sua imagem no mercado. Concentre-se em seu objetivo com cordialidade e elegância. 

9 – Não use calça baixa: Nem qualquer outra roupa que cause constrangimento ou desconforto. Vista-se com elegância dentro do padrão exigido pela cerimônia (converse com os noivos previamente sobre isso), mas com algo que não lhe prenda os movimentos. 

10 – Não tente ser o centro das atenções: Você está lá para registrar os momentos especiais daquelas pessoas e não para concorrer com a noiva. O quanto mais discreto e atento você estiver melhor. 

11 – Visite o local que vai fotografar antes do casamento: Visitar o local, conhecer o caminho, saber onde estacionar, como são as regras locais, como é a iluminação e se o local exige algum equipamento especial são atitudes indispensáveis. 

12 – Se não tem o material necessário para fotografar o casamento alugue: Você precisa ir com bons equipamentos, todos os que forem necessários. Se não os possuir alugue-os. 

13 – Peça ajuda quando necessário e leve pelo menos um assistente: É praticamente impossível, ou ao menos muito arriscado, ir para uma cerimônia de tamanha importância quanto um casamento sem levar ao menos um assistente. Você precisa de mais um fotógrafo clicando cenas que você não vai conseguir ver enquanto estiver focado nos noivos. Fora isso é sempre bom ter alguém com quem contar em casos imprevistos. 

14 – Conheça bem seu equipamento: Conhecer bem seu equipamento é algo fundamental para qualquer fotógrafo. E evita muitos sustos e problemas. 

15 – Verifique, antes de sair de casa, se seu equipamento está completo e operante: Verificar tudo com calma e mais de uma vez é uma das melhores formas de se evitar problemas. 

16 – Prepare-se para improvisos, pois nem tudo sai como o planejado: Tenha equipamento reserva, crie “check-lists” para não ter que confiar na memória, leve um assistente treinado e confiável. E ainda assim esteja sempre pronto para manter a calma e resolver qualquer imprevisto. 

17 – Vença o medo das lentes fixas e grandes angulares: Lentes fixas são mais claras, proporcionam ótimo desfoque. São recursos que não devem ser ignorados se você busca fotos de qualidade. 

18 – Abandone o flash e aumente o ISO: Não conte sempre com o flash. Ele cria muitas vezes iluminações desfavoráveis e quebram o clima gerado pela iluminação geral da festa. 

19 – Fuja de enquadramentos tradicionais: Tire as fotos que os noivos pedem, e tenha uma lista das que não podem faltar. Porém, inove em algumas, estas serão sempre uma agradável surpresa. 

20 –Invista no pós-processamento: Pós-processamento é de grande importância. Trabalhe cm calma e qualidade. Isto fará diferença. 

21 – Fotografe em RAW: Não tenha medo do Raw, ele proporciona qualidade muito superior e compensa um pouco mais de trabalho.